top of page
  • Foto do escritorleandro6945

5 Dicas para quem inicia um Tratamento Oncológico

Atualizado: 3 de jul. de 2022

Quando iniciamos o tratamento existem muitas dúvidas e um novo universo para entender e também aprender.





Quando iniciamos o tratamento existem muitas dúvidas e um novo universo para entender e também aprender. É necessário sair da rotina e parar para cuidar da saúde.Estar preparado para a demanda de novas informações também é importante.


Segue então 5 dicas que podem ajudar o paciente em tratamento oncológico.

1. Especifique seu diagnóstico e tratamento

Traga na consulta sua lista de perguntas por escrito para não esquecer e agilizar seu tempo, faça cópias dos seus exames e organize em uma pasta, aprenda o máximo possível do seu diagnóstico e tratamento.

2. Tenha tempo para escolher seu médico

Especialistas que trabalham em centros dedicados ao tratamento do câncer oferecem acesso a tratamentos inovadores, que muitas vezes ainda estão em estudos clínicos.


3. Procure o suporte necessário para falar sobre seu diagnóstico

Levar a notícia do seu diagnóstico para sua família e amigos pode ser tão difícil quanto ouvir pela primeira vez o seu diagnóstico do seu médico. Mesmo depois de comunicar sua família e amigos, pode ser difícil falar abertamente sobre o assunto. Se for possível, peça um agendamento com psicólogo ou assistente social da equipe para discutir seus aspectos emocionais e ter o suporte que você precisa.

4. Peça auxílio para lidar com as questões financeiras, se necessário

Seu hospital ou clínica deve ter um profissional do serviço social, site ou departamento de finanças para ajudá-lo na relação com os convênios de saúde e seguros, bem como alertá-lo para seus direitos. Solicite um agendamento em caso de dúvidas.

5. Fale com seu médico sobre como lidar com os parefeitos dos tratamentos

Os tratamentos oncológicos podem apresentar uma grande variedade de parefeitos. Seu médico poderá ajudá-lo a minimizar tais efeitos fornecendo sugestões práticas para cada tipo de tratamento.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page