Quando iniciamos o tratamento existem muitas dúvidas e um novo universo para entender e também aprender.
Quando iniciamos o tratamento existem muitas dúvidas e um novo universo para entender e também aprender. É necessário sair da rotina e parar para cuidar da saúde.Estar preparado para a demanda de novas informações também é importante.
Segue então 5 dicas que podem ajudar o paciente em tratamento oncológico.
1. Especifique seu diagnóstico e tratamento
Traga na consulta sua lista de perguntas por escrito para não esquecer e agilizar seu tempo, faça cópias dos seus exames e organize em uma pasta, aprenda o máximo possível do seu diagnóstico e tratamento.
⠀
2. Tenha tempo para escolher seu médico
Especialistas que trabalham em centros dedicados ao tratamento do câncer oferecem acesso a tratamentos inovadores, que muitas vezes ainda estão em estudos clínicos.
3. Procure o suporte necessário para falar sobre seu diagnóstico
Levar a notícia do seu diagnóstico para sua família e amigos pode ser tão difícil quanto ouvir pela primeira vez o seu diagnóstico do seu médico. Mesmo depois de comunicar sua família e amigos, pode ser difícil falar abertamente sobre o assunto. Se for possível, peça um agendamento com psicólogo ou assistente social da equipe para discutir seus aspectos emocionais e ter o suporte que você precisa.
⠀
4. Peça auxílio para lidar com as questões financeiras, se necessário
Seu hospital ou clínica deve ter um profissional do serviço social, site ou departamento de finanças para ajudá-lo na relação com os convênios de saúde e seguros, bem como alertá-lo para seus direitos. Solicite um agendamento em caso de dúvidas.
⠀
5. Fale com seu médico sobre como lidar com os parefeitos dos tratamentos
Os tratamentos oncológicos podem apresentar uma grande variedade de parefeitos. Seu médico poderá ajudá-lo a minimizar tais efeitos fornecendo sugestões práticas para cada tipo de tratamento.
⠀
Comentarios